domingo, 7 de junho de 2009

Um passo pra trás e dois pra frente - A pequena formiga




Um rapaz viajava com a sua viola apenas. Enquanto caminhava sobre uma estrada solitária algures na beira alta, cantarolava esta canção:

"Um passo pra trás e dois pra frente"

E é sempre assim
Um passo pra trás e dois pra frente
A máquina a aquecer
Esta a ficar quente
Um passo pra trás e dois pra frente

E os pés a assar
É sempre a caminhar
Depressa e com calma
Para chegarmos ao nosso lugar

Eu não preciso
De nenhum cavalinho
Pois tenho as minhas perninhas
Que muito estimo

E a estrada parece não ter fim
Parece brincar comigo
Sabe que é por isso que eu vim
E a estrada parece não ter fim
Vai até além
E a paisagem parece-me bem


Afinal a estrada dava a uma aldeia que desconhecia. Logo ao lado da placa que dizia a localidade, estava um contentor de lixo e ao lado deste um gaiato que depois de desenbrulhar um rebuçado deitou o papel pró chão. E o nosso viajante dedicou-lhe esta música:

"A Pequena Formiga"

À tempos fui almoçar com o meu patrão e com a sua esposa a um restaurante muito elegante. Foi então que ela decidiu pedir uma sobremesa muito boa e muito cara mas deixou tudo no pratito. Então o meu patrão todo irritado perguntou, porque não comes a sobremesa e ela com um ar de vaidade diz, ai porque ja passou de validade. E eu digo, se já passou de validade dê isso à caridade, dê isso a mim. Então foi o que ela fez e eu comi!

É como a formiga que sabe o que quer
Porque ela vai buscar o que deixas na colher

E nos casamentos quando há aquela fartura toda?! Ai eu comia tudo até a noiva. Mas dizem que faz mal ao coração e ao colesterol, mas a verdade é que lá fora há gente a morrer a fome e mesmo aqui em Portugal os vagabundos dizem, ai dê-me de comer que eu faço a reciclagem.

Descobri a minha tendência psicotrópica, psicadélica e esquisofrénica porque pego tudo o que encontro no chão. Levo para casa para ver se tem alguma utilidade. Chama-se a isso reutilizar meus senhores.. nada se perde nada se cria, tudo se transforma ja dizia o meu primo César, que é de Quimica..

Tenho a ligeira impressão que o mundo no futuro vai ser dominado pelas pequenas formigas daquelas insignificantes. Perguntas tu porquê? Porque elas sabem reutilizar e reciclar e nós não fazemos nada disso e elas vão dominar e conquistar. Por isso temos de ser como.. a formiga que sabe o que quer porque ela vai buscar o que deixas na colher.

Quando a vemos andar pelo chão a fazer não-sei-o-quê, afinal anda a procura do que deixaste na colher.

1 comentário:

Anónimo disse...

um passo para tras e dois para a frente deixar o passado pa tras e olhar sempre em frente.
KM